Posted by : I. Malforea sábado, 17 de novembro de 2012




Luz & Sombra: Conversas com Jimmy Page
Autor: Brad Tolinski

Editora: Globo
Lançamento: 2012
Nº de páginas: 288

https://dl.dropbox.com/u/17489549/DistintivoBlue.com/Artecete_carimbo.jpghttps://dl.dropbox.com/u/17489549/DistintivoBlue.com/Artecete_carimbo.jpghttps://dl.dropbox.com/u/17489549/DistintivoBlue.com/Artecete_carimbo.jpghttps://dl.dropbox.com/u/17489549/DistintivoBlue.com/Artecete_carimbo.jpghttps://dl.dropbox.com/u/17489549/DistintivoBlue.com/Artecete_carimbo.jpg


O livro do ano, para os que curtem boa música. Este livro do Brad Tolinski foi uma grande surpresa: descobri pelo Facebook que a Globo Livros estava anunciando seu lançamento e até me interessei, mas sem dar muita bola. Depois os posts foram aumentando e fiquei realmente curioso, até que um conhecido, músico paulistano, me disse ser ainda melhor que Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra. Achei difícil, mas foi o suficiente para me convencer a comprar. Que grande surpresa! O livro é um daqueles que te prendem, e quando você menos espera já passou da página 100 há muito tempo. Tolinski é editor-chefe da revista Guitar World há mais de vinte anos, tendo entrevistado vários ícones, como BB King, Clapton e Jeff Beck, figuras que aparecem com frequência neste livro, que se divide em contextualizações no início de cada capítulo e muitas, muitas entrevistas, com o próprio Page ou com algum amigo/conhecido. 

Nas entrevistas, recebemos de bandeja inúmeros detalhes da trajetória do líder daquela que já foi considerada(e ainda o é por muitos) a maior banda do mundo. Seu aprendizado como guitarrista de estúdio, que tinha a obrigação de saber tocar vários gêneros diferentes, e sua formação e feeling como produtor. Dá pra se ter uma ideia bem clara de como o Led Zeppelin se tornou o grande amor de sua vida, e como esse assunto é sempre tratado com o máximo de zelo e cuidado por seu líder. O livro acompanha a trajetória de Page desde quando conseguiu sua primeira guitarra até os dias atuais, pós reunião na Arena O2, incluindo todas as parcerias da carreira solo, como com David Coverdale e os Black Crowes.

Para delírio dos guitarristas e qualquer pessoa que se meta com banda, estúdio, composição, etc., temos até mesmo uma seção dedicada exclusivamente a detalhar cada guitarra e amplificador usados pelo mestre, que também não esconde nada sobre os pedais e efeitos que estreou, usou e até mesmo criou em mais de cinquenta anos de carreira. Temos dicas de estúdio, como o segredo da microfonação da bateria de John Bonham e os famosos ecos reversos presentes já no primeiro álbum do Led. Claro, não poderia faltar a velha questão do ocultismo em sua vida e como ele sempre esteve presente em sua música.

Luz & Sombra(em referência à característica de se ter na mesma música os extremos de suavidade e peso, defendida e promovida por Page) mostra um lado humano do ícone da guitarra e da produção musical. São relatos raros de um homem que sempre preferiu estar cercado de mistério e, não raro, fez questão de virar as costas à imprensa, que o subestimou e menosprezou no final dos anos 60, antes do mundo inteiro cair aos seus pés. O livro também traz algumas informações que ao meu ver são até desnecessárias, como uma análise do mapa astral do guitarrista e uma análise de como seu jeito de se vestir influenciou a moda, por pessoas-referência nesses campos. Mas informação talvez nunca seja demais. 

O fato é que este é um livro que todo músico e simples amante da música deve ter. Um grande acerto da Globo Livros, a um preço justo e excelente qualidade gráfica. Se ainda tem dúvidas se deve ou não comprá-lo, ouça qualquer música do Led e confie no cara da guitarra. Ele sabe o que diz.



Leave a Reply

Qual sua opinião a respeito deste post?

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Assine a Newsletter

Digite seu e-mail:

Acesse meu Feed

Arquivo do Blog

Lendo Agora

Lendo Agora
Tecnologia do Blogger.

- Copyright © I. Malforea - O Artecete -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -

Licença Creative Commons